lee

Bordado Livre ou Bordado de Superfície

O bordado foi executado antes da Idade Medieval, mas nessa época que passou a receber o nome de bordado – palavra Anglo-saxônica “Borda”. O termo foi aplicado primeiramente às beiras decorativas das vestimentas medievais das igrejas e com o tempo, a palavra passou a abranger também a decoração de pontos em todos os tecidos, couro, papel e outros materiais.
Embora a invenção da máquina de bordar ocorresse em 1828, para uma produção maciça de bordados, ele continua a ser praticado até hoje, como trabalho à mão e realizado como em épocas antigas – linha e agulha.
 Durante o século 15 e 16, o bordado também recebeu o nome de – pintura de Agulha – e alcançou o seu pico. Os pintores dessa época projetaram as cenas a serem executadas pelas bordadeiras. No século 16 – o bordado das vestimentas inclui os motivos decorativos como arabescos. Este trabalho foi executado nos conventos e por profissionais do bordado.
Hoje, o bordado de Superfície, ou bordado livre está sendo utilizado para embelezar todos os demais bordados, inclusive os bordados à fios contatos – como Ponto Cruz, Hardanger, Ajour.

® Todos os cursos foram desenvolvidos pela Designer Lee Albrecht e sua utilização e reprodução sem prévia autorização estão sujeitos as Leis vigente no País de Direitos Autorais. copyright@2009 Lee Albrecht.

Clique na foto acima e visite  “Nossos Produtos”  - Kits disponíveis para venda
clique aqui

 

MAPA DO SITE