lee

Bordado de Pedraria

 

 

O Bordado, como a maioria das outras artes têxteis e dos trabalhos com agulhas, tem sua origem no Oriente Médio. O homem primitivo rapidamente desenvolveu a capacidade de ajuntar às suas roupas de pele enfeites feitos com pequenas pedras, sementes e fibras de árvores.

O fóssil do Caçador da Groelândia encontrado na Rússia e datado de 30.000 a.C. tem indumentária ornamentada com grânulos de marfim.

O bordado chinês de pedrarias com data entre 5.000 a 6.000 a.C. inclui escudos elaborados com pontos e projetos decorativos. Os mosaicos da era bizantina (500 d.C.) mostram o bordado nas roupas com linhas de seda, pedras preciosas e pérolas.

A história tem mostrado que várias civilizações usavam roupas bordadas, e os exemplos incluem as peças que foram encontradas na Grécia 400 a.C., Babilônia e Síria 700 d.C. As escavações arqueológicas de Ur encontraram bordados na Antiguidade, tais como uma saia tecida e bordada com linha de ouro puro no túmulo de E. Honorius que data de 400 d.C.

Por volta de 1500 d.C. o bordado em pedrarias era encontrado em vestidos da corte, nos artigos religiosos e na decoração das casas, em esculturas e pinturas.

Em 1800 os novos métodos de manufaturar o vidro permitiram uma produção em grande escala das miçangas. Nessa época começou o embelezamento das bolsas trabalhadas em crochê, bordados em tecidos com pedrarias, appliqué e outras técnicas. As miçangas passaram a ser fabricada em diversos tamanhos e cor, sua popularidade é continua e em 1950 eram usadas nas roupas e nas bolsas dos estilistas. Os anos 70 trouxeram as miçangas maiores, para serem bordadas junto com o macramé. As miçangas continuaram a ser usada nos trajes da alta costura por décadas e recentemente, o bordado de pedraria passou a fazer parte do traje feminino de maneira mais versátil, podendo ser usado tanto de dia como à noite.

Atualmente, a diversificação de produtos confeccionados com pedrarias é enorme:

  • Na decoração – luminárias, cortinas e almofadas.
  • Como ornamentos pessoais – colares, brincos, pulseiras e cintos.
  • No vestuário – vestido, camisetas, jeans, bolsas e echarpe.

® Todos os cursos foram desenvolvidos pela Designer Lee Albrecht e sua utilização e reprodução sem prévia autorização estão sujeitos as Leis vigente no País de Direitos Autorais. copyright@2009 Lee Albrecht.

Clique na foto acima e visite  “Nossos Produtos”  - Kits disponíveis para venda
clique aqui

 

 

MAPA DO SITE